Editora Nova Sampa entra de cabeça no mercado de mangás

E Marcelo Del Greco é um dos responsáveis por isso.

Vamos por partes, vocês leitores do Banzai, já devem saber que o jornalista Marcelo Del Greco, famoso por ter sido o gerente de conteúdo da JBC durante um bom tempo, saiu da editora de mangás e foi em busca de um novo desafio profissional certo ? Pois bem, ele foi e entrou pra editora Nova Sampa, uma editora relativamente conhecida, mas não pelo seu conteúdo no mundo Otaku.

Após a entrada de Del Greco pra editora, a Nova Sampa anunciou que traria ao Brasil o mangá Hitman, o que fez muitas pessoas pensarem que seria Reborn (até eu pensei), mas não é. Ouve algumas criticas, pois a Nova Sampa é nova neste mercado, e já estava apostando em um mangá longo como Hitman, mas mesmo assim a editora continuou firme e agora anunciou (não oficialmente) que terá ao Brasil mais 3 títulos e são eles: Yakuza Girl,Ikkitousen e o mais famoso desta lista, Old Boy. Com exceção de Hitman, os outros 3 ainda não são oficiais, por enquanto no site da editora só temos informações sobre crochê (boa dica pra quem não tem nada pra fazer num sábado anoite né ? – Não, eu sei).

Todos os títulos divulgados, com exceção de Hitman, são bem curtos, Yakuza Girl tem 2 volumes, Old Boy (melhor entre eles, e que eu penso seriamente em comprar) tem 9 volumes e Ikkitousen tem 19 volumes encadernados (Olha que Ikkitousen esta sendo publicado desde 2000, já era pra ter uns 30 à 40 volumes U_U).

É isso aí, parece que teremos mais uma editora entrando pro mercado de mangás, uma disputa entre Panini, JBC e Nova Sampa ? Força Del Greco, traga bastante mangás bons pra gente \O/

Sobre Well

Um otaku louco que não suporta viver sem animes e mangás. Adora a cultura japonesa e claro uma boa música pop/rock japa :P

Publicado em 09/07/2012, em News e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 25 Comentários.

  1. matheus barauna

    de todos nao vou comprar nenhum, até agora nao gostei dos titulos !!

    • Old Boy é muito bom ! Eu estou pensando em comprar ele, claro, dependendo do preço e qualidade que a editora irá trazer.

      • Old Boy é muito legal, principalmente pra que gosta de mangás com clima mais pesado. Vingança resumi tudo neste mangá. Agora Yakuza Girl também é legal, a arte do mangá é bonita. Os outros não conheço.

  2. Akira Yume

    nunk ouvi falar de nenhum deste mangás mais pela capa parece legais

  3. Até agora só vi a blogaiada entrar de cabeça no negócio de ser press release do Marcelo Del Greco. Da Nova Sampa não vi nada ainda, nem anúncio oficial, muito menos lançamento. (Mas acho interessante essa escolha de títulos)

    • Pois é por isso coloquei que não era oficial. Mas já que Del Greco disse, então provavelmente é verdade, não tem sentido alguém como ele contar lorota.

      • Se não é oficial, ela ainda não “entrou de cabeça”. Nunca achei que o Del Greco pudesse estar mentindo, mas entre o anúncio (especialmente esse tipo de “anúncio” misterioso e “extra-oficial”) e o lançamento pode demorar bem mais do que um ano. E aí teremos uma segunda NewPOP, que anuncia loucamente mil títulos mas não coloca nada na banca. Se isso acontecer, esse tom usado na notícia pode mais desiludir do que animar, e nosso fandom e mercado já estão tão maltratados…

      • Acredito que só pelo fato de Del Greco ter anunciado isso, já significa que a editora esta “entrando de cabeça”. Ele trabalha lá, e creio que ele sabe bem sobre o que acontece na redação.
        Não tenho informação quanto ao tempo que irá demorar até o lançamento dos títulos, mas quando digo “entra de cabeça do mercado de mangá” me refiro ao anuncio que Del Greco (um jornalista conhecido no mundo dos mangás e que trabalha na editora Nova Sampa) fez. E volto a repetir ele trabalha lá, e creio que ele sabe bem sobre o que acontece na redação.

      • Eu insisto que não duvido nem um pouco que os títulos virão (mesmo que seja sim possível que hajam problemas entre o “anúncio” – que anúncio não foi – e o efetivo lançamento). Mas repito que minha comparação é com a NewPOP: você duvida que ela lançará todos os títulos que anunciou? Duvidar eu não duvido. Foram anunciados de forma até “mais oficial” que esses da Nova Sampa, pelo dono de uma empresa que já está presente no mercado de mangás. Mas qual daquelas promessas já se tornou realidade? Quando cada um daqueles títulos estará efetivamente no mercado? Os anúncios foram positivos enquanto anúncios, mas a empresa na prática está manchando seu nome. E o mercado como um todo perde credibilidade.

        Naquele caso não havia muito o que fazer, a própria editora estava anunciando os títulos, então os blogs só noticiaram isso (mas poderiam ter sido mais críticos sim, e não foram). Agora não, a editora nem tocou no assunto, e o Del Greco não afirmou categoricamente nem fez qualquer comentário a respeito, e os blogs ao invés de cobrirem o assunto com ceticismo tratam o mesmo como se os mangás já estivessem na banca! Hitman foi anunciado pela própria editora quando o Del Greco foi contratado, e até agora nada vezes nada. Agora o Del Greco posta imagens no Facebook e os blogs do meio anunciam a “entrada de cabeça” da Nova Sampa. Não estou pedindo que não cubram o assunto, só queria que falassem sobre ele com um pouco daquele ceticismo saudável.

      • Admito que tem razão até certo ponto.
        Não posso confirmar se os títulos serão ou não lançados, mas eles foram anunciados pelo gerente de conteúdo da editora, agora se a promessa será ou não cumprida só o tempo poderá dizer.
        Posso ter me expressado mau com o “entrando de cabeça”. Desculpe por este ponto.

      • Acredito que serão lançados sim, o problema é quanto tempo será necessário para dizer isso =D

        De todo modo, quem mais tem a perder com isso é a própria editora e o Marcelo Del Greco, que já saiu da JBC bastante queimado. O mercado por enquanto ainda sabe que pode confiar nas duas grandes editoras não importa quanta batatada façam as pequenas (no passado já foi muito pior, a Opera Graphica chegou a lançar material pirateado aqui, só não estávamos já aqui na internet reclamando disso).

  4. Agora tenho mais esperanças de Sekirei, Seikon no Qwaser e outros, serem lançado no Brasil. ^^

    Que venham mais mangás ecchis e que tenham boa qualidade no material gráfico…

  5. Tem que trazer Reborn e Gintama por favor

  6. WOW Marcelo Del Greco ein… nomezinho de peso, vamos ver o que irá aprontar na nova sampa…
    WM do que se trata oldboy? vi ai nos comentarios acima que é um manga mais pesado e tals… algo do tipo battle royle?
    Se for me interessa bastante.

    • Conta a historia de um homem que ficou preso por 15 anos sem saber o motivo. Passados os 15 anos ele é libertado e além do desafio de ter que se adaptar ao mundo (pois ele ficou preso por 15 anos sem ter contato com nenhuma pessoa) ele foca sua vida em vingar aqueles que o prenderam e descobrir o motivo disso. Curtiu ? É muito bom.

      • A escolha de títulos sem dúvida é muito interessante. Dois ecchis e dois gunman, tendo um título de peso de cada gênero.

      • Eu adoro Old Boy. Agora, aja dindin né ? Soul Eater,Naruto,Bleach,One Piece,Rosario Vampire,Bakuman… e agora outra editora chegando ? x_x Meu bolso vai falir.

      • Faz tempo que quero ler Old Boy, com certeza comprarei (um dia). Ikkitousen (espero que arranjem um nome legal para ele; o do anime eu não gostei, mas já é melhor que lançar com título em japonês desnecessariamente) eu li até o capítulo 40 e fiquei sem paciência porque não há história. Mas em papel, na mão, é diferente, provavelmente comprarei. Yakuza Girl é divertidinho, já li inteiro e se fosse longo não compraria, mas sendo curto vale a pena apesar do desenvolvimento caótico e do final bizarro. Hitman continua não apelando para mim (ainda mais porque haverá outro título do mesmo gênero da mesma editora que eu prefiro).

      • Espero que a Nova Sampa traga mais títulos conhecidos, seria bem divertido se investissem em um título da Jump… Afinal a Panini tá pegando quase todos os títulos e publicando. Fora que ajuda bastante na publicidade da editora, os títulos da Shonen Jump se vendem sozinhos, pois são muito conhecidos😄.

      • Os mais famosos vendem fácil mesmo, mas devem ser bem caros para licenciar também. Se for economicamente viável para a editora, eu preferiria que ela continuasse se focando em um nicho específico como os títulos iniciais dão a entender. Seguindo mais ou menos os gêneros dos títulos anunciados, eu recomendaria Until Death Do Us Part, Gunslinger Girl, Jormungand (que bombou com a primeira temporada do anime e vai bombar mais ainda com a segunda), e Sekirei que já disseram aí e … puxa, acabo de descobrir que não conheço nada sobre mangás com garotas lutando só pra mostrar os peitos e a calcinha D=

      • HUSAHUUHSA Eu também não conheço muito disso.
        Jormungand é uma ótima escolha, não li o mangá ainda, mas eu gostei da primeira temporada do anime. Seria legal se viesse pro Brasil.
        Outro título que o pessoal vem comentando bastante é Shingeki no Kyojin, eu li alguns capítulos e gostei bastante, seria interessante vê-lo aqui no Brasil.

  7. Jormungand é pequeno rolava de vir tranquilo pro Brasil, acho que são 11 volumes se não me engano. Pra mim foi o melhor anime da temporada de inicio do ano e foi a partir dele que busquei o mangá pra ler… pena que atualmente se acha apenas em ingles… mas quando o titulo é bom compensa pegar e ler em inglês.

    • Jormungand ainda está em publicação, não está? Onze volumes de qualquer forma é “bastante” para o padrão do mercado brasileiro se excluirmos os battle shonens. Mas eu acho que venderia. Com certeza há um público órfão de Black Lagoon (e esse nem está parado por culpa da Panini) que compraria Jormungand com gosto. Isso mais o fator anime. Aliás, também achei o anime um dos melhores do ano até agora. História fantástica, bons personagens, bela animação e excelente trilha sonora, mal posso esperar pela segunda temporada (chega logo, outubro!). E inglês? Eu pessoalmente leio muito mais mangá em inglês (tudo scan, não tenho dinheiro pra importar) do que em português (e tenho uma respeitável coleção de mais de 1500 volumes…).

  8. Mexicano21 Jormungand já fora encerrado. Finalizou-se com 11 volumes e se não me engano foi em fevereiro desse ano, não sei se foi antes ou depois do anime estrear.
    Éh…. Nos padrões brasileiros 11 volumes é realmente bastante acabo de ter uma digressão com battle royale (a conrad demorou mais de 1 ano se não me engano pra lançar o volume 13).
    E sendo Jormungand um titulo de 11 volumes concerteza seria algo lançado bi ou trimestral tai ai algo que levaria 2 ou 3 anos pra ser lançado na integra (huauhuha prevendo o futuro). Mas de qualquer modo sonhar não faz mal!

Deixe uma resposta

