Comparando #01: Fairy Tail vs. One Piece!

Comparando #01É, eu tinha que começar com esses dois!

Eaaaae galera! Hoje eu estou aqui não para comentar algum capítulo e sim para estrear uma coluna, como foi prometida no  Magi #175 – Lutando Contra o Espírito. Antes de começar a explicação sobre o quê se trata a coluna eu gostaria de informar sobre o funcionamento da própria. Primeiramente ainda não foi definido a sua periodicidade e se ela vai continuar após esse primeiro post, pois depende muito da receptividade que ela vai receber de vocês. Então seria de suma importância que vocês deixassem nos comentários a opinião de vocês, ficando livres também para deixarem suas sugestões.

Já que foi explicado uma parte, vamos à outra: Do que se trata essa nova coluna? Essa nova coluna vai ter como objetivo mostrar obras que inevitavelmente acabam sendo comparadas, seja por terem histórias parecidas, personagens com as mesmas atitudes ou até mesmo pelo traço. E antes que briguinhas comecem nos comentários do tipo, o mangá x é melhor ou é obvio que o mangá y é uma cópia, já vou deixando bem claro: A coluna não é feita para brigas acontecerem entre os fãs das obras comparadas, ela é feita pelo simples fato de ter como foco apresentar semelhanças e curiosidades (algumas até não conhecidas de alguns leitores) existentes das obras escolhidas.

Natsu x LuffyFairy Tail X One Piece

Antes de realmente começar eu queria frisar algo: Hiro Mashima e Eiichiro Oda nunca trabalharam juntos. Eu falo isso pelo seguinte, nas várias discussões que já ouvi e li, em muitas delas sempre alguém acabava falando: As obras são parecidas por quê os dois foram assistentes do Nobuhiro Watsuki (autor de Rurouni Kenshin), assim tiveram as mesmas influências. Bem, isso foi desmentido pelo próprio Hiro Mashima numa seção de perguntas e respostas nas compilações de Rave Master. Agora, podemos prosseguir.

One Piece x Fairy Tail

Vamos começar com os dois protagonistas: Luffy  e Natsu. Se pensarmos por um lado os objetivos dos dois se baseiam em achar algo e ser o mais forte, Luffy quer achar o One piece e ser o pirata mais poderoso enquanto Natsu quer achar o Igneel e ser um o mago mais poderoso ( Em questão de ser o mago mais forte, no mangá esse objetivo fica implícito, mas fica claro com a leitura essa busca pela forço por parte do Natsu Tá bom eu forçei bastante essa parte kkkkk). Outro ponto comparado é as atitudes e os jeitos dos dois protagonistas, onde eles passam um ar de tranquilidade, sendo extrovertido e estão sempre sorrindo, só mudando esse estilo na hora da luta, onde ficam mais sérios sempre tendo em mente defender sua tripulação/guilda, mesmo que custe suas vidas. ( Se você pensar por outro lado essas atitudes não se diferem muito dos outros protagonistas de Battle Shonen’s).

Fairy Tail x One Piece


Nota do Wm: Natsu tem o mesmo poder que o Ace,😛 E quando digo isso, não é por usarem fogo apenas, é por usarem fogo da mesma forma !

Como já mostramos as semelhanças dos protagonistas, vamos as coincidências das suas respectivas equipes. Zoro-Erza os “fortões” que utilizam espadas como instrumento de ataque, Sanji-Gray que quando desafiados não deixam barato, Nami-Lucy digamos que as duas não possuem um papel tanto importante nas lutas, mas são espertas e gatas, Robin-Kana servem de complemento para equipe e por fim Chopper-Happy, mascotes que falam😛 (Apesar do Happy ser um inútil nas lutas, só serve pra abrir brecha para piadas).

Bom, vamos ver algumas fotos que o detective do Banzai andou tirando da tripulação mais barulhenta e da guilda mais… Barulhenta?

Lucy x NamiLucy (Fairy Tail)  Vs. Nami (One Piece)

Enel x LaxusEnel (One Piece) Vs. Laxus (Fairy Tail)

Seguindo adiante para o traço e para o character desing dos personagens secundários. Por possuírem obras com grandes expansões de roteiro onde o mundo não é realista, os mangakás optaram por um traço menos realista e mais “cartunesco” o quê não significa que o traço é ruim, sendo extremamente adequado as duas obras. Enquanto ao character desing nem preciso comentar nada, já que Gildarts e Shanks, não me deixam mentir.

Gildarts x Shanks

Algo que também é bem parecido nos dois mangás é a presença de animais. Os mais famosos são Chopper e Happy que se assemelham pelo simples fato de estarem na “equipe” dos seus respectivos protagonistas e por terem o dom da fala. Os dois citados acima são inteiramente animais, mas nas duas séries também existem animais/humanos como por exemplo Lucci (One Piece) que pode se transformar num Leopardo através da Neko Neko no mi e a Milliana (Fairy Tail) que através de uma magia possui o corpo de uma gata.

Para finalizar temos a formulação das capas. Nesse quesito os dois mangakás tem estilos bem parecidos que consiste em colocar o maior número de personagens na mesma capa, dificilmente colocando só 1 personagem . E o outro é em priorizar 1 personagem e colocando os demais em quadros, deixando-os nos “fundos”. No primeiro estilo citado podemos destacar a capa de Fairy Tail #10 e a de One piece #11. Já no segundo estilo citado podemos destacar Fairy Tail #20 e One piece #23.

Covers x Covers

Espero que tenham gostado e como disse acima não esqueçam de dar suas sugestões e se vocês acham que faltou algo que não foi dito nesse post deixem nos comentários. E se houver um próximo post, já vou dar uma dica de qual foram as duas obras escolhidas: As duas possuem protagonistas monstruosos.

Sobre guigank

Só mais um carinha que mora logo ali e que está sem dinheiro para completar a maioria de suas coleções!

Publicado em 03/27/2013, em Comparando. Adicione o link aos favoritos. 55 Comentários.

  1. Leandro-Sama

    Essa coluna aqui é pedir para ter briga! mas a ideia nã é ruim. fairy tail é bem legal, mas acho que o mashima não sabe conduzir direito a sua obra, pois até agora o natsu ainda não evoluiu em nada se comparado pelo começo da serie (p.s ainda não li o manga, por isso não sei dizer se atualmente isso mudou), sem falar que parte das vitorias do natsu foram vencidas pelo “poder do protagonismo”.

    • Verdade, Natsu nao evolui quase nada, e sempre ganha pelo Nakama Power –‘

      • Diferente do Luffy, que não pé toda briga que ele ganha, assim ele aprende com as perdas, evolui, aprende como vencer o inimigo, trabalha nisso (Meio que do próprio jeito dele) e vence. Evoluindo como personagem… O Natsu não. ‘-‘

      • é o Fairy tail é o mais forte

      • E a Bakurenji é o Que ?, Arte Decreta do Dragon Slayer que Eles Aprendem pra Ir nos Jogos Magicos .

    • Tb que comparar um mangá de 700 capítulo com um de 300 é fogo. E Luffy só começou a evoluir lá pros 500 pra sua informação. Luffy usa protagonismo tb não sei pq só vêem isso em Fairy Tail, e Natsu nesses 300 capítulo perdeu mais luta que o Luffy que já tem 700 capítulo…

      • NinnjaNoob

        até onde vi, o luffy só vem perder mesmo na grand line (muitos anos de anime depois), e pro kuma. Só depois disso q ele para pra treinar e realmente evolui o poder dele (shipuden? ohhh… copia.. claro q não… deixa de ser criança). Antes disso o poder dele era praticamente o mesmo (desde do treinamento dado pelo avô q justifica sua “fodassidade” no inicio do anime), e suas derrotas se davam mais por sua extrema burrice (adoro isso nele ^^) e por sua falta de experiência em batalha. Em CP9 aprendeu usos diferentes para a borracha… mas o poder continuou o mesmo (pritcamente), ele q não tava usando direito. O mesmo pra o Natsu, qdo usa uma técnica nova para comer o “fogo de um Deus”. Ele simplesmente usou uma técnica diferente q turbinou o poder dele. Mas por conhecer animes mais elaborados como Death Note, LevelE, StainsGate, dentre outros, tenho q reconhecer q apesar de gostar muito dos dois, ambos tem um desenvolver de história muito fraco. Sempre o mesmo lance de insistir e acabar superando pela força de vontade (Narutinho, OnePiece, FairyTail – todos usando uma formula de bolo bem parecida)

    • cara o nasu agora tem o poder do trovão q ele comeu do lauxs na saga do mago ranking s e ele ja perdeu sim para o guildartz assisti primeiro depois vem fala ok ¬¬

      • O Luffy e o resto dos Mugiwara treinaram dois ANOS e mesmo assim não voltaram tão apelões, o Natsu e seus nakamas treinaram a porra de uma SEMANA e ficaram mais fortes do que todo mundo tinha ficado em sete ANOS, então compare direito e depois vem falar, ok? ¬¬

      • Lucas Henrique so para avisar eles n treinaram uma semana um mago fodao la usou uma maiga para amplificar seu poder fora q na mesma saga o natsu (personagem principal) quase perde para um q nem tanta importancia no anime entao ?

  2. legal esse post,nao condiz nada se uma série é melhor que a outra,apenas as comparações na arte,…e nos personagens que de fato se parecem mesmo ..
    eu leio os dois mangas..é claro que a arte dos dois se combinam até certo ponto depois muda …agora quanto a capa é bem igual..kkkk

  3. kkkk Fairy tail é tipo um one piece parte 2, sério mesmo. As comparações de shanks com gildarts e luffy com natsu são indiscutíveis. Tem uma pataca de personagens em fairy tail também com a mesma personalidade dos de one piece.
    Eu só não acho que os poderes são inspirados em one piece. Tem um monte de personagens (principalmente de comics) que já usam esses poderes.
    O próximo comparando poderia ser dragon ball e naruto, não?

    • Como tu adivinhastes !? Estraga prazeres posaopkasopksa Provavelmente vai ser😀

      • dragon ball e naruto?? esses sim são pedir para ter briga,kkkkk

      • Olha eu já vi Dragon Ball..até o fim da Saga freeza acho que é assim até o começo da outra que era dos androides se nao me engano ..e nao vi muitas semelhanças..mas já que vc vai fazer faça..rapido..e no caso de vc fazer seria na proxima semana ou só seria de 15 em 15 dias?

      • ↓ RarimM: Bem se não teve briga nesse espero que não tenha no de Naruto e Dragon Ball.
        Victor Hugo: É que em One Piece x Fairy Tail as semelhanças são mais explícitas enquanto em Naruto x Dragon Ball são mais implícitas, então no Comparando #2 o propósito vai ser fazer o leitor ler e pensar “como eu não tinha visto isso”. É pra eu ( pra mim é errado (y) ) fazer rápido? Se o senhor está mandando kosakposak brincadeiras a parte, ainda não foi decidida a periodicidade, mas provavelmente até o dia 15/04 o #2 deve estar no ar se não ocorre atrasos.

      • atha kkkkk..quero ver ..logo..XD

    • Ja assitiu Love Hina? Nele tem um monte de garotas protagonizando. Cada uma com uma personalidade, idade e aparencia diferente. O autor fez assim por um simples motivo. Ele queria agradar todo o tipo de público. Tem gente q gosta de meninha, tem quem gosta de Mulher, etc. Vários animes do mesmo estilo fazem a mesma coisa.
      Alguem algum dia (não sei se foi o love hina) fez assim e deu muito certo a ideia de atrair agradar a todos. Logo outros animes q seguiram a mesma formula se deram bem. Pode ver.
      O lance do One piece é a mesma coisa. Ele colocou vários personagens com características distintas pra agradar públicos distintos. Um bichinho bunitinho pra agradar criancinhas, umas gostosas com pouca roupa pra agradar os pevertidos e homens em geral. E assim vai. Tem personagem inteligente, burro, valente, medroso, e etc. Dessa forma vc vai se agradar no mínimo de 1 personagem. Não sei se ele baseou isso em algum anime parecido, não sei se isso surgiu justamente com animes como love hina e ele abstraiu para um estilo um pouco diferente (love hina tbm é humor, mas não tem a saga mitológica (infinita) em busca de se tornar o mais foda do universo), mas uma coisa é certa: One piece não patentou a formula (e se patenteou já deve ter expirado de tanto tempo q tem o anime XD). Ele viu um padrão q dava certo e o cara do Fairy tail tbm resolveu seguir esse padrão (nem sei se foi realmente baseado no one piece, ou se o cara viu os mesmos animes q o cara q criou o onepiece). Por isso as caracteristicas dos personagens principais podem parecer iguais. Se vc ver Love hina, High Scholl of DXD, ou até mesmo Bento (q é tipo uma sátira aos estilos de animes de sucesso q seguem sempre a mesma formula) vc vai ver sempre personagens parecidos (fodão, bunitinho/fofo, sexy, retardado, inteligente, etc ). Isso tudo q falei é apenas referente as personalidades dos animes, qto a arte da capa, o mesmo se aplica (se brincar até na faculdade eles ensinam como deve ser a capa de um manga pra atrair o público), mas qto a personagens com aparencias parecidas (do post só considero o Shanks X Guildarts, mas tem outros personagens menores não citados como o Kuma e o hoteye do Oracion Seis ) pode ser uma referencia direta de zoação, pode ser apeas estilo de desenho semelhante (em alguns animes sempre acho personagens q não vejo mta diferenca, e mtos q o rosto é igual, só muda adornos), falta de criatividade, ou referencia/inspiração a algo cultural q desconheço ( ou vc acha q a kyubi copiou o ninetail do pokemon? E o Goku? A história do rei macaco com um bastao magico, calda e nuvem voadora é bem comum nos animes) , mas copia seria bem difícil, já q copiar a aparenia de um personagem não vai fazer um anime ficar mais interessante. (claro, tbm nao posso dizer q o cara tava de saco cheio e disse, fodasse, o shanks encaixa perfeitamente no papel XD)

  4. Li Fairy Tail até o capítulo cento e alguma coisa e desisti, não consegui ter mais interesse nessa série, achei boba e sem sentido, nem as lutas salvam ela. Já One Piece me prendeu desde o primeiro capítulo, não sei, acho que falta algo em Fairy Tail.

    • vc viu pelo menos o anime acho q se vc ver o anime vc vai amar principalmente a erza ^^ afinal tds amam ela mas no anime tds tem medo dela cara as lutas de FT são otimas no começo parece sem graça mais depois fica de mais a erza n parecia tão forte mas depois da saga da torre do paraiso ela fica foda no mangá as lutas n parece interessante mas no anime é massa vc deve estar na saga de edolas ou mais pra baixo mas depois da saga de edolas vem a melhor saga q tem uma das melhores lutas sem querer dar spoiller mas ja dando lá o natsu,lucy,gray,erza,wendy e laxus vão luatr contra o segundo mestre da fairy tail e eles vão estar numa ilha onde a primeira mestre da fairy tail (MAVIS) está enterrada e o mago negro(ZEREF) vai estar na kela ilha (mas n morto) aí o dragão negro vai estar lá tb o acnilogia e vai vaporizar toda a ilha matando o principais membros da fairy tail ,acham q foram mortos mas n a mavis transformou a magia de todos em uma das grandes magias da fada e os congelou protegendo de acnologia e os congelou por sete anos se quizer saber mais assista o anime eu te recomendo é muito bom ^^

  5. Minha sugestão é uma comparação diferente, mas quem já viu notou e comparou.
    Sugiro: Bakuman vs Neuro
    ou
    Bakuman vs Assassination Classroom

    Eu sugeri por bakuman porque não conheço outros mangás que poderiam ter tanto semelhanças quanto diferenças nessa obra em geral

  6. Uma mais simples que pensei foi CDZ clássico (da antiga geração) vs CDZ ômega (da nova geração)

  7. É impossivel não dizer que o Hiro Mashima se inspirou em One Piece., eu não acho que sejam meras semelhaças, elas são muitas.
    Mas pra mim o Oda tinha falado em um SBS que foi assistinte do Nobuhiro Watsuki junto com o Hisro Mashima O.o
    Bom, devo estar enganada.

  8. Massa d+ essa coluna, parabens guigank pela boa ideia e pela postagem, acho que deve continuar!
    Podia haver comparação também de obras do mesmo autor, fazer algo tipo yu yu hakusho vs hunterxhunter.
    death note vs bakuman.
    falar um pouco o que os autores procuraram mudar de uma obra para outra para agraciar ainda mais os leitores, falar do contexto histórico da época em que elas foram escritas… não pegar somente obras contemporâneas igual você fez com fairy tail e one piece.
    Bem são apenas sugestões!
    Espero que continue!
    abração

  9. Achei bem interessante!
    Tem muitaaaaaaaaa coisa que se assemelha com outras! Não digo apenas destas duas obras, mas de muitas outras. Tem bastante coisa para se explorar!

    Nunca vi nenhuma das obras por achar muito modinha (não sou um hater, apenas um inconformado!), mas achei muito boa as comparações!

    • Valeuu! E dê uma chance para elas quando tu não tiver nada para fazer, pois se elas viraram ” modinhas” é porquê devem ter algo de bom!

      • É verdade! Você tem razão!
        Gostaria de ver Fairy Tail. Vamos ver se um dia consigo arranjar um tempinho. ^^

  10. Nick the Black Mage

    pois é, semelhanças não significa ser melhor ou pior, ou ainda sim, apenas “cópia”… gosto dos dois mangás tratados nesta coluna e as semelhanças são grandes e ao mesmo tempo são obras bem diferentes, tem pessoas (muitas por sinal) que corre de FT só por achar cópia de One Piece… ¬¬ não deveria ser ao contrario? por ser parecido que a pessoa deveria dar uma chance né…😄
    e se fosse assim, todos seriam cópias de Hokuto no Ken, só porque foi o pioneiro dos Battle Shonens ^^

  11. boa coluna, agora faz uma entre Naruto e Bleach

  12. Sugiro fazer Assassination Classroom vs Reborn, acho os dois bastante parecidos.
    Até os rumos de batalha que AC vai tomar me lembram de Reborn!

  13. Protagonista de fairy tail e a lucy, natsu e o heroi da historia.

    Se for pra comparar Assassination Classroom , compare com GTO, pois sao obras que mostram sobre um professor e classe de aula.

  14. Seria interessante se você realizasse uma compraração entre death note e code geass, que por um lado podem ser parecidos.
    Vlw pela postagem achei mto interessante, espero que tenha muitas destas ainda.

  15. Parabéns amei esta coluna! Já que todo mundo deu uma dica, vou dar a minha também. Magi e Dragon Ball, ou então hunter x hunter e Naruto

  16. arthur costa

    death note e jigoku shoujo

    haha este seria interessante

  17. Olha na verdade gosto muito dos dois animes. mais comparando a historia em si prefiro a do One Piece pois entra em questão sobre os Imperadores, as Akumas No Mi, sobre o Marchal de Teach ( barba negra) e a Historia mais interessante sobre a Historia perdida que a Robin se intereça. já no one piece a História se foca se for pensar bem é em Zeref.

  18. Corrigindo Fairy Tail tem o foco em Zeref

  19. pode ser também RarimM kkkkk mais em algo temos que concordar fairy tail é bem engraçado kkkkkkk.

  20. (ATENÇAO MTOS SPOILERS A SEGUIR) nego falando ai que o luffy demorou a perder, e não evolui….. em todas as lutas de one piece, elas sempre se enrolam muito e são postas muitas dificuldades para o luffy e cia não só de diferença de força, como quando a nami e o ussop lutavam antigamente, mas estrategicamente tambem, sempre formando lutas inteligentes e boas de assistir, o Oda demonstra bem a força do luffy e sempre equilbra ela, debilitando ele com oponentes mais fracos na epoca de east blue (como quando ele fica preso no chão na luta contra o arlong) e mostrando ele penando pra ganhar em lutas como a do crocodile e do lucci…. e a primeira vez que o luffy perdeu foi logo no começo da grand line, em alabasta para o crocodile, mostrando que ele nao é toda essa força como parecia que tinha no east blue e que ele tem que trabalhar uma estratégia junto com o resto pra vencer esse inimigo mais forte, e assim ele faz (uso da agua), e sempre que ele, zoro e sanji penam pra ganhar eles tentam ficar mais fortes, ate que a tripulação inteira é derrotada pelo aokiji no episodio 228 do anime, que é quando os tres mais fortes, luffy sanfi e zoro, trabalham tecnicas novas porque sabem que precisam, dando um show em uma das melhores sagas que é Enies Lobby (CP9) com a Diable Jamble, Ashura e Gears second e third….. mostrando a evolução deles e desenvovimento, nao so deles, mas de toda a tripulação, ate que eles tem a derrota contra o Kuma novamente quando a tripulaçao esta toda debilitada e sem o Luffy, impondo o poder do governo mundial e de quantos inimigos poderosos eles controlam, tendo um desfecho com uma das melhores cenas de one piece ate hoje que é quando zoro e sanji brigam por quem vai salvar a tripulação toda…… e então finalmente perdem novamente e definitivamente em Sabaody tendo que ser salvos por Kuma, finalizando o caminho percorrido suado de vitorias, derrotas e desfechos da primeira parte da grand line, dando assim tempo para que eles fiquem mais fortes e voltem com tudo melhores do que nunca (isso sem falar no show quem tem em marineford nesse meio tempo e na saga da infancia do luffy…) resumindo o que eu quero dizer é, NAO comparem One Piece com Fairy Tail, por favor eu imploro, fairy tail é legal e um otimo anime, eu assisto e gosto muito, mas é cheio de cliches, muitas vezes é massante, mal explicado, e nao te da aquela ansiedade por querer ver logo os proximos episodios ou ler os proximos capitulos, mas não esta errado por isso, Fairy Tail É um manga mais simples que One Piece, nao siginificando que é pior, apenas que nao é complexo grande e detalhado com one piece é, e muitos outros mangas sao, e muitas vezes sao ruins mesmo assim, não há comparação entre os dois por isso, entao nao comparem lutas ou modos de desenvolvimento de personagens ou equipe como um todo, porque não é a mesma coisa cara, so isso….. agora se querem falar do traço, ele é realmente parecido com alguns personagens, mas pode ser pura coincidencia, injueira de fã chato sem o que fazer, ou simplismente uma homenagem de um autor pra outro, ninguem copia ninguem nem faz plagio de ninguem, podem ter certeza disso

  21. etnos de jesus santos

    Não sei , sou mega fã de fairy tail , vejo coisas nele que não vi em 154 epi de One piece . confesso que assistir One piece primeiro , mais curti bem mais o estilo de fairy tail , sim tem aquela coisa de traçado parecido , alguns personagens tem personalidade parecida na realidade tem muita coisa parecida , eu simplesmente odeio que falem que fairy tail e uma copia.mais as coisas estão mudando e muito os 30 cap do manga apartir do 300 estão sensacionais , desculpem e que peguei meio um receio de One piece por ser justamente um fã de fairy e ridiculo eu sei mais one piece !

  22. eu sou fã de vários animes e mangá e tenho que sr sincero, a arte mangá é a mais plagiada do universo, praticamente quase todos os protagonistas de mangás tem a mesma personalidade e isso foi graças ao goku de DBZ que é extrovertido e simpático, o estilo do personagem virou padrão do protagonismo nos mangás.

  23. A VERDADE TEM QUE SER DITA CARALHO

    fairy tail ? uma bosta

    guilda inteira contra um cara, a guild inteira toma um pau, dai vem com papo de forca da amizade e o natsu derrota o cara com 1 soco ( mesmo estando morto fudido estorado no chao sem conseguir se levantar, o natsu vai la e derrota com1 socco)

  24. Dragon D. Monkey e Gajeel são muito parecidos também

  25. Só um erro: o Chopper não é um mascote, só pq ele é um animal não quer dizer que ele é mascote, afinal ele é metade homem e tem uma função importante (médico), sem falar que ele sabe lutar tbm e é reconhecido pelo próprio bando como uma pessoa, não um mascote

  26. essa comparação do natsu e o luffy pqp então é melhor voce dizer qe ta todo mundo copiando o goku pq o luffy nada mas é que um goku escarrado,apesar de eu gostar muito mais do luffy

  1. Pingback: Comparando #02: Naruto vs. Dragon Ball | Otaku Banzai

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: