Primeiras Impressões – Smoky B.B.

Primeiras Impressões Smoky BBMais um sucesso ou mais um fracasso?

 

Eaaaaaaae galera! Acho que a maioria dos leitores do Banzai já devem saber ou pelo menos desconfiem que o meu gênero de mangá preferido é o de esportes. Então eu não poderia deixar de fazer um análise de Smoky B.B., que provavelmente será o meu novo queridinho da Jump …ou não! Você só vai saber lendo minhas primeiras impressões abaixo:

  • Atenção pois há spoilers!

    Smoky bb cópia

A história:

Tudo começa com membros Yakusa obrigando garotos que estavam jogado baseball num campinho (Algo comum no Japão) a realizarem uma aposta, porém quando iam se posicionar para jogar, eles encontram uma garoto dormindo no chão eis que o mesmo é o nosso protagonista, chamado Haimura Enjirou. Depois de acordar ele fica sabendo da aposta e decide enfrentar os Yakusas. Logo temos um corte de cena, onde vemos dois garotos, um deles chamado Kazami Hayata, falando justamente sobre Enjirou e sua escolha de ter parado de jogar baseball no colegial. Então os dois passam por uma guria chamada Komado que está falando ao telefone com o seu pai sobre um garoto prodígio do baseball que fez um time mediano ser vice-campeão no ano passado, e adivinhem que é? Haimura Enjirou. Passado algum tempo os dois garotos acham o Enjirou discutindo com um membro Yakusa, onde o mesmo está bravo por ter perdido aquela aposta do início do capítulo. Para sorte deles Komado chega e com o extintor, fazendo uma fumaçada e antes de fugirem o protagonista dá uma bolada na barriga do maluco.

Smoky bb 1

Agora em outro lugar os 4 conversam e Komado se diz um recrutadora e que ela gostaria de ver Enjirou jogando pelo Colégio Benten. Enjirou diz que sua família tem uma dívida de 100 milhões de yens, por isso ele está tentando juntar dinheiro e por esse motivo não tem mais tempo para jogar. Komado pensa e inesperadamente diz que se ele for para Benten ele irá conseguir o dinheiro, o quê faz ele balançar. Só que o yakusa sem nome  aparece e obriga a enjirou a apostar ( Yakusa: rebate/ Enjirou: arremessa)  o ameaçando com uma arma e se ele perder vai ter os dedos quebrados. Resumindo Enjirou aceita e vence mostrando suas habilidades, onde ao lançar a bola ele fica envolto de uma fumaça, ou seja ele sabe a técnica da cortina de fumaça. Depois do ocorrido Komado explica que Benten está a beira da falência e só vai se reerguer ganhando o Koshien de Verão (Ela não explica o por quê) e para ganharem eles não se importa de pagarem a quantia necessário para a futura estrela do time. Eijirou aceita e assim começa o trajetória do nosso protagonista …   

Smoky bb 2

Comentários Técnicos:

Começando a falar pelo trabalho do roteirista Komiyama Kenta. Eu fiquei muito aliviado ao terminar o capítulo e ver que Smoky B.B. não vai ser uma Major dá vida(Nada contra). que tinha como foco as regras do esporte e evolução do personagem. Em Smoky B.B. temos um personagem principal digamos que “bastante evoluído” que vai fazer de tudo para conseguir dinheiro e o interessante que ele não é daqueles protagonistas que ficam relembrando toda a hora o seu objetivo e choramingando pelos cantos, Enjirou tem uma personalidade séria e as vezes solta umas falas meio filosóficas o quê fez na minha opinião deu uma ótima construção de personagem.

Smoky bb 3

Entretanto me preocupa bastante como os personagens secundários vão ser construídos a partir dos próximos capítulos. Tanto o Hayata quanto a Komado nesse primeiro capítulo não tiveram carisma algum. Os dois como diria minha avó “São dois água de salsicha”. Seria interessante se o Hayata se tornasse um jogador importante para Benten e que a Komado fosse a auxiliar técnica, acho que dessa forma os dois ficariam mais carismáticos e importantes para a história.
Smoky bb 4

O enredo me agrado bastante, foi mostrada uma boa sequência de acontecimentos e  bons corte de cenas. Komiyama Kenta conseguiu deixar boas perguntas em aberto, que ao meu ver vão ser bastantes relevantes para o mangá continuar a ser serializado e numa avaliação crua Smoky B.B. tem tudo para seguir os mesmos passo que Kuroko no Basket, talvez com até menos dificuldades.

Smoky 5

Agora vamos falar da arte de Kawada Yuuya. Digamos que o traço é bom e está acima da média atual da Jump, mas também não é algo de se aplaudir de pé. O character desing dos personagens me pareceu muito simples, entretanto a forma que ele desenha a movimentação dos arremessos (Aqui me refiro a técnica cortina de fumaça) estão perfeitas, o que me deixa ansioso para ver as técnicas dos adversários do Benten.

Smoky bb 6

Comentários Finais:

Bom, eu vejo um futuro promissor para este mangá. Apesar de ter alguns ponto negativos que citei a cima, eu tenho confiança que ao decorrer da série os autores só venham a melhorar, tornando Smoky B.B. um sucesso num futuro próximo. O mangá na minha opinião não vai ficar no bottom com seu primeiros capítulos e não tem perigo, ao me ver, de ser cancelado na próxima leva, o que vai ajudar e muito no desenvolvimento, tendo em conta que o que move os mangás de esportes são os torneios, eles terão um ótima oportunidade e tempo para demonstrarem para o que vieram. Então deem uma chance para ele desde agora, porque quando ele ficar famosão não diga que eu não os avisei!😀
Smoky BB 7

O conteúdo deste site, é apenas para fins de divulgação.

Sobre guigank

Só mais um carinha que mora logo ali e que está sem dinheiro para completar a maioria de suas coleções!

Publicado em 06/11/2013, em Primeira Impressão e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Eu li o 1º capítulo,não gostei muito mas vou continuar a le e ve se começo a gostar…..
    enfim outro que eu tbm quero ler é mutou black só q nao tem em portugues ainda…eu acho

    • Também estou esperando Mutuo Black sair em português para dar uma conferida, meu inglês é horrível hahaha

    • eu nem vo começar minha lista ta cheia jah, ow Victor eu fiquei sabendo q a Jena Melone é a Rocket do Sucker Punch, e ela vai ser a Johanna no Em Chamas, nossa manow vai ser loko d mais…

  2. Sua propaganda foi tão boa qe vou confiar em vc e ler xP

  3. Outro esporte, que merda!

  4. HilarioNoBasket

    Eu tmb gostei bastante e tmb gosto muito de mangá de esporte(como o meu nick mostra).
    Estou ansioso pra ver os proximos capitulos quando lancarem.
    Quero ver mais tiradas do haimuro😉

  5. Baseball e apostas, é tipo one outs? (digo logo, ainda n vi one outs,ta na lista de coisas para as férias, só li uma sinopse, então desculpa se foi um comentário burro)

    Gostei bastante. Mas n vou criar muitas expectativas, os japas tão só no cancelamento u.u, ainda to triste de HJ D:

    PS : é estranho o fato de eu n gostar de esportes, mas gostar bastante de kuroko no basket, haikyu e ter gostado desse mangá? tipo, venho pensando nisso…

    • Esse negócio das apostas nesse 1º capítulo, pelo o quê eu entendi foi só um pretexto pra mostrar que o Enjirou precisava de dinheiro. Daqui pra frente o mangá, na minha opinião, vai focar nos campeonatos interescolares e nem vai tocar mais em apostas hahaha
      Bate 3 vezes na madeira. Smoky B.B. não pode ser cancelado oksakosasa
      Vai ver você gosta de esportes, só não sabe ainda😀

      • “Vai ver você gosta de esportes, só não sabe ainda”

        hmm…será?? se sim, minha vida foi uma mentira :S

        pensando melhor acho q só n gosto de futebol ………mas ainda assim eu assistia “super campeões” e “super onze”…. OK, ACABEI DE DESCOBRIR Q EU VIVI UMA MENTIRA. D:

      • POPSAPOSAPSAPO

Deixe uma resposta

